sábado, 9 de abril de 2011

comprovadores e experimentos da biogênese

Como na teoria da abiogênese, teve que ter comprovadores e experimentos para ser comprovada, a teoria da biogênese "fez" o mesmo. Observe-os:



                  Francesco Redi(1626-1697)-- Era cristão, e como todo, afirmava que: um ser vivo não podia se originar assim tão rápido, sem um "mínimo esforço". Com esse pensamento, fez um experimento, do qual com vários recipientes, alguns abertos, e outros fechados com gaze, com todos os recipientes contendo carne crua, deixou-os ali por alguns dias, e observou que nos recipientes abertos, as moscas e larvas estavam sobre a carne, e nos recipientes fechados com gaze, as moscas e larvas estavam sobre a gaze; o que afirmou que: se os seres vivos surgissem da matéria bruta, nos recipientes fechados com gaze, as moscas e larvas apareceriam também sobre a carne. E observou que as larvas aparentes, eram os ovos que as moscas botaram em cima da carne em decomposição. 
                                                                                        
  Lazzaro Spallanzani (1729-1799)-- Colocou infusão(caldo nutritivo) em balões de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses balões eram submetidos à fervura prolongada. Depois do experimento, recebeu 2 críticas dos adeptos da abiogênese, essas críticas eram de que:
  •               Em recipientes fechados, e submetidos a fervura prolongada, o ar se torna imprópria à vida.
  •               Em recipientes submetidos à fervura prolongada, a força vital( os adeptos da abiogênese, diziam que toda matéria bruta tinha uma força vital, capaz de originar seres vivos) era destruída.
  •  
      

 Louis Pasteur(1822-1895)-- Inventou o balão "pescoço de cisne", do qual tentou quebrar as críticas recebidas por Lazzaro Spallanzani, primeiramente colocou infusão no balão, e o ferveu prolongadamente, (só que antes ele tinha esterilizado o material) e depois de um tempo viu que os microorganismos se encontravam na curva do balão, e a infusão continuava estéril. Louis Pasteur quebrou o "pescoço" do balão, e depois de um tempo verificou que a infusão estava contaminada por microorganismos, o que comprovou que, se o ar tivesse se tornado impróprio à vida, não teria a presença de microorganismos na curva do balão.

Os adeptos da biogênese,Lazzaro Spallanzani e Louis Pasteur, esterilizaram o material, antes de iniciarem o experimento. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário